Velas e bateria

Velase bateria

Os motores a diesel têm por vezes dificuldade em arrancar na estação fria.

Resumindo, não é o condutor que decide se o motor arranca ou não.

Como tal, é necessário ter em mente que a vida da bateria é diretamente influenciada por um número de variáveis (condições de condução, ativação do equipamento elétrico, etc.).

Em alguns casos extremos (ex.: percorrer menos de 10 km), a bateria não será recarregada por meio do funcionamento normal do veículo. Neste caso, é obrigatório ligar a bateria a um carregador, que pode ser adquirido junto do seu distribuidor da AIXAM.

Caso pretenda recarregar a sua bateria, deve retirá-la do carro e efetuar a carga num local ventilado com o carregador adequado.

Por vezes, é necessário substituir todas as velas, mesmo que apenas uma esteja avariada, de modo a evitar um desequilíbrio entre os cilindros ao ligar o motor.

É necessário proceder a uma intervenção nas velas quando o veículo tiver dificuldades em ligar durante o tempo frio A dificuldade no arranque do motor pode ser um sinal de que as velas estão a chegar ao fim da sua vida útil. Recomendamos que efetue um diagnóstico numa oficina de reparação aprovada da AIXAM.