Início > Notícias > Conduzir sem carta

Conduzir sem carta

Conduzir é o sonho de muitos adolescentes que ambicionam deslocar-se com liberdade, sem estarem dependentes dos pais. As idas e vindas da escola, ir ter com os amigos ou frequentar diversas atividades seria muito mais simples com um carrinho – também conhecido como quadriciclo, microcarro ou VSCC (veículo sem carta de condução)! Mas é possível conduzir sem carta em Portugal?

A lei portuguesa diz que não é permitido conduzir sem carta de condução na via pública. No entanto, existe a possibilidade de ter uma licença para ciclomotores antes de atingir a maioridade.

Conduzir com 14 anos

·       A categoria AM habilita a conduzir apenas ciclomotores de 2 rodas, com cilindrada não superior a 50 cm3 e velocidade máxima não superior a 45 km/h.

·       É necessário fazer um exame teórico e outro prático numa entidade credenciada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

·       É necessário frequentar, no mínimo, o 7º ano de escolaridade.

·       Exige 15 horas de formação (7 teóricas + 8 práticas) e aprovação num exame de 20 perguntas.

 

Conduzir com 16 anos

·       A partir dos 16 anos, já é possível a condução de veículos de 2 ou 3 rodas e de quadriciclos ligeiros, com as mesmas limitações: cilindrada não superior a 50 cm3 e velocidade máxima não superior a 45 km/h.

·       6 meses antes de completar os 16 anos, os jovens já se podem inscrever numa escola de condução e começar a frequentar as aulas.

·       A categoria AM para maiores de 16 anos habilita a conduzir não só ciclomotores, como motociclos de cilindrada até 50cm3, quadriciclos ligeiros, motocultivadores com retrotrem ou reboque; e tratocarros e máquinas industriais até 2500 kg.

·       A categoria B1 habilita a conduzir quadriciclos pesados (veículos de quatro rodas que não excedam os 400 Kg, no caso de transporte de passageiros; ou 550 Kg, no caso de transportes de mercadorias).

·       Exige 40 horas de formação (28 teóricas + 12 práticas) e aprovação num exame de 30 perguntas.

 

Cuidados a ter para condutores menores de idade

·       Não é permitido transportar nenhum passageiro.

·       É proibido conduzir em autoestrada.

·       É necessário ter autorização escrita do detentor de poder paternal e atestado médico que comprove a aptidão física e mental.

·       Residir em Portugal.

·       Ser aprovado no exame de condução.

·       Não estar proibido ou inibido de conduzir.

 

As medidas de segurança da AIXAM

“Devo comprar um carro elétrico sem carta (ou quadriciclo) para o meu filho de 16 / 17 anos?” – é a dúvida que muitos pais têm quando os filhos querem ganhar alguma independência.

É natural querer garantir que os nossos filhos estão seguros, onde quer que vão. Por isso, a AIXAM tem especial cuidado com o cumprimento das normas de em vigor na União Europeia e efetua ensaios de colisão em todos os seus modelos. Trata-se de uma precaução adicional – apesar de não ser obrigatória – para assegurar que quem conduz um quadriciclo AIXAM fica totalmente protegido e confortável. Com base nos componentes de reforço utilizados na sua construção, o habitáculo funciona como uma concha de proteção. Deste modo, é assegurada a máxima proteção tanto do condutor como do passageiro.

Destaque ainda para o sistema exclusivo de ABS, com travagem anti bloqueio, que permite o controlo da trajetória para evitar obstáculos em caso de emergência. Graças aos materiais e acabamentos utilizados, os veículos AIXAM permitem a absorção de choques, evitando a deformação da carroçaria por amolgadelas e mossas.

O para-brisas de ampla visão, um dispositivo de alta eficácia que impede a formação de geada, os faróis e lâmpadas especiais, o centro de gravidade mais baixo, a válvula de distribuição dos travões e maior espaçamento entre as rodas são outros fatores que aumentam a segurança da condução dos nossos veículos.

 

Quer saber mais sobre a AIXAM? Contacte-nos!

21/06/2022